PSICO-ARTE-FOTOTERAPIA

Sente a sua vida sem sentido? Sabe aquelas fotos guardadas? Ou postadas nas redes sociais?

Meu nome é Cristina Syono, sou psico-arte-fototerapeuta e bioiatra. Eu te ajudo a encontrar sentido na sua dor por meio das fotografias que contam a sua história. Clique no botão, agende uma conversa e me conte a sua dor.

ATENDIMENTO E CURSO

ATENDIMENTO

Psico-arte-fototerapia | Bioiatria

Atendo presencialmente e online

Adultos | Individual e em grupo

CURSO E WORKSPHOP

RETRATOS: narrativa e sentido da vida.

RETRATOS NA ARTETERAPIA: o uso da fotografia como ferramenta arteterapêutica

Cursos e workshops online e presenciais in loco.


São Paulo   .  SP

UM POUCO SOBRE A PSICO-ARTE-FOTOTERAPIA

Sente-se inibido ao falar? Ou percebe que fala excessivamente?


Por meio de métodos integrativos, a arteterapia envolve a mente, o corpo e o espírito. As oportunidades cinestésicas, sensoriais, perceptuais e simbólicas são modos de comunicação receptiva e expressiva, que podem contornar as limitações da linguagem. A expressão visual e simbólica dá voz à experiência e a transformação individual e social. As fotografias e os sentimentos, pensamentos, memórias e crenças que essas imagens evocam, funcionam como catalisadores para aprofundar a percepção e melhorar a comunicação de maneiras não possíveis usando somente palavras. Não requer habilidades nem conhecimentos técnicos das artes e da fotografia ou vídeo no processo psico-arte-fototerapêutico.

SOBRE MIM

Na infância, eu brincava com uma câmera 26 mm (126), observando pelo visor e apreciando o som característico do click. Comecei a atuar no segmento fotográfico na adolescência, entre rolos de filme, fotos e químicos. Estudei fotografia profissional e fui a fotógrafa dos eventos familiares. Com a popularização da fotografia digital, que antes era restrita às áreas da ciência e da medicina, criei produtos digitais voltados ao varejo fotográfico. Integrando essa técnica com o design gráfico, desenvolvi álbuns fotográficos mais personalizados, como um livro que narra uma história. A chegada do scrapbook, tanto físico quanto digital, no mercado brasileiro complementou, com outra estética, o registro dessas histórias. Formei-me em Design Digital e me pós-graduei em Administração de Marketing. E a partir de uma questão pessoal familiar, busquei novas especializações e me pós-graduei em Psicopedagogia e Arteterapia, e posteriormente em Terapia Transpessoal. Paralelamente, estudei teatro e cinema – este último, são imagens fotográficas em movimento -, e também a Terapêutica das Doenças Biográficas. Trabalhei com adultos, idosos e pessoas especiais em centros de convivência e comunidade católica; pré-adolescentes, adolescentes e adultos em faculdade e escola pública. Fui professora de artes para crianças especiais e ensino fundamental e ex-docente do curso de pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia e Arteterapia da FPA. Coordenei, por 7 anos, o curso de expansão cultural “Retratos na Arteterapia" no Instituto Sedes Sapientiae, voltado ao uso da fotografia como ferramenta arteterapêutica para profissionais da saúde, educadores especiais e outros interessados. Atualmente, continuo ministrando esse curso para grupos particulares. Fui membro do departamento de Arteterapia do Instituto Sedes Sapientiae e sou associada à American Art Therapy Association - ART6833622. Também sou certificada pelos cursos Ítalo Marsili I e II - CRCIM12963455.

O QUE DIZEM...

"As fotografias são pegadas de nossas mentes, espelhos de nossas vidas, reflexos de nossos corações, memórias congeladas que podemos segurar em silêncio e quietude em nossas mãos – para sempre, se desejarmos. Elas documentam não apenas onde estivemos, mas também apontam o caminho para onde talvez estejamos indo, quer percebamos ou não…" (Judy Weiser)

TERMOS DE REPRODUÇÃO E USO DE IMAGENS

É proibida a reprodução total ou parcial e o uso das imagens sem prévia autorização, sob as penalidades regidas pela Lei nº 9.610/98 de direitos autorais e de uso da imagem. Filiada à AUTVIS - Associação Brasileira de Direitos dos Autores Visuais. Direitos Reservados.